Blog das Cantinas

Como Montar uma Cantina Escolar

Atualizado em 29/08/2020 867 Visualizações
como montar cantina escolar

Existem diversos negócios bastante lucrativos, e um deles é a cantina escolar. É difícil achar um lugar hoje em dia que não tenha escolas e onde tem escolas, tem cantina. Ao pensar em abrir uma cantina escolar existem algumas providências que devem ser tomadas. Por isso, podem surgir muitas dúvidas durante o processo. Especialmente agora, após a pandemia do novo coronavírus. Por isso, se você quer saber quais adaptações precisa fazer na cantina, veja esse artigo. Confira abaixo o passo a passo que você precisa seguir para montar uma cantina escolar.

1. Encontre uma Escola

O primeiro passo para montar uma cantina escolar é encontrar uma escola que esteja interessada. Nem todas possuem uma cantina, pois não é obrigatório, apesar de muitas possuírem. No início, a procura pode ser difícil então tente buscar escolas que acabaram de abrir ou as que ainda não possuem cantina, pois dificilmente uma escola que já possui uma cantina será um bom investimento.

2. Apresente o cardápio a escola

Se a escola cogita contratar seus serviços, ela vai querer conhecer os serviços apresentados. Por isso, não é de se espantar que ela queira saber qual o cardápio você vai oferecer. Nessa hora, é essencial que você esteja com o cardápio já montado. Para montar o cardápio decida se ele irá ser fixo, por dia, ou se irá diversificar durante todo o mês. Aposte também em alimentos saudáveis, pois a taxa de obesidade é uma das que mais crescem no Brasil, por isso, tente levar uma conscientização através da sua cantina, sem contar que hoje muitos pais deixam de comprar lanche nas cantinas por não encontrarem opções saudáveis, então se você oferecer esses produtos sem dúvidas irá atrair mais clientes para seu novo negócio.

Ebook
4 Passos para Montar uma Cantina de Sucesso

Informe seu email ao lado para receber este E-book com 4 dicas imperdíveis para garantir o sucesso da sua cantina

3. Informatização da cantina escolar

Talvez você não esperasse por essa, mas esse e o grande bizu deste artigo. A informatização das cantinas escolares é uma tendência nacional e está conquistando o coração de muitos pais que são atraidos por facilidades como cartão consumo, recargas online, acompanhamento de produtos, dentre outras. Além disso, informatizar a cantina também vai te ajudar a reduzir filas e atrair a atenção dos alunos que cada vez tem menos tempo para comprar o lanche. Com certeza é muito barato informatizar a cantina que contratar empregados. Preparamos um Artigo especial sobre como escolher um bom sistema para sua cantina.

4. Últimos preparos e inauguração da cantina escolar

Depois de comprar os equipamentos e informatizar sua cantina, você deverá monta-los e cuidar da higienização do espaço. Isso deve ser feito em média com uma semana de antecedência. Use o espaço estrategicamente e crie um ambiente agradável, muitas vezes os alunos procuram um lugar bacana para conversar nos intervalos dos turnos ou enquanto aguardam a chegada dos transportes, se escolherem sua cantina para isso com certeza você verá o reflexo nas vendas. Escolha um nome para sua cantina mesmo que ela seja pequena ou seja a única da escola e crie uma logomarca para expor em banners ou fachadas. Na internet hoje há várias opções de programas online gratuitos com essa finalidade que não precisam de conhecimento em design, como por exemplo o Canva. Agora, basta colocar o cardápio em prática e inaugurar.